O projeto CARAVANA DA LEITURA E DO AUTOR FLUMINENSE – MEDIADORES DE LEITURAS é uma ação de circulação literária que tem como estratégia democratizar o acesso ao livro e a leitura, além de estimular e incentivar crianças de 7 a 14 anos para o contato com autores fluminenses, potencializados pelos Mediadores de Leituras e pelas Bibliotecas Comunitárias do Estado do Rio de Janeiro.

Está alinhado com a Agenda 2030 e os seguintes ODS.

Acões do Projeto

Capacitação para professores, agentes de leitura das Bibliotecas Comunitárias, pontos de leitura e projetos de incentivo à leitura.
Narrações de histórias, destinadas ao público infantojuvenil, disponibilizadas em transmissão ao vivo pela internet e em arquivos de áudio.
Palestras sobre temas ligados à promoção de leitura.
Conversa com autores fluminenses
Sorteio de Kits para 10 Bibliotecas Comunitárias com equipamentos digitais, ebooks, aplicativos e livros em papel.

Prodarte - proponente do projeto

A Prodarte - Associação Brasileira de Artes e Cultura é uma sociedade civil, de direito privado, beneficente e sem fins lucrativos que foi fundada em 20 de outubro de 2005, com a finalidade de congregar todos os profissionais envolvidos com arte e cultura. Destacamos dois projetos recentes. O Projeto Vidançar iniciou suas atividades em 2010, no Complexo do Alemão, levando a dança, de forma gratuita para 14 crianças da comunidade. Atualmente, o projeto desenvolve aulas de balé clássico, contemporâneo e passinho para cerca de 150 alunos da comunidade. A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense é uma ação de circulação literária por municípios do estado do Rio de Janeiro. Foi realizada em 2020, de modo virtual, para escolas públicas de Maricá, Duque de Caxias, Angra dos Reis, Niterói e São Gonçalo

Objetivo Geral

A Caravana da Leitura e do(a) Autor(a) Fluminense pretende contribuir para a melhoria da educação, incentivo à leitura, através da formação de professores e mediadores de leituras, narrativas de histórias e oficinas literárias, bem como a divulgação dos autores fluminenses e de suas obras junto ao público infantil.

Objetivos Específicos

Indicadores

5

Formações para professores

5

Oficinas de Desenho

5

Oficinas de Teatro de Sombras

10

Apresentações Artísticas

5

Conversas com Autores Fluminenses

5000

Crianças e jovens contemplados

1000

Livros doados para escolas publicas

500

Professores capacitados

© 2021 Caravana da Leitura e do autor Fluminense. Todos os Direitos Reservados.

Contatos​

Vivian Cristina
Presidente da Prodarte
E-mail:
prodarte.cultura@gmail.com
Telefone: (21) 97033-1114

Assessoria de Imprensa
E-mails: 
rosa@target.inf.br 
marcia@target.inf.br
leticia@target.inf.br
Telefones: (21) 98158-9692

E-mail Geral: contato@caravanadaleituraaf.com.br