Autores

Roseana Murray

Autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa. Recebeu ao longo de sua carreira os Prêmios: A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J (por quatro vezes), Prêmio A.B.L para livro infantil. Recebeu por diversas vezes a láurea “Altamente Recomendável da F.N.L.I.J Faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo. Trabalha com o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo Escolas Públicas em sua casa para um café da manhã literário. Tem cerca de cem livros publicados.

Rogério Andrade Barbosa

Escritor, palestrante, contador de histórias, professor de Literatura Africana (pós-graduação - UCAM/RJ) e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau. Graduou-se em Letras na UFF (RJ) e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de literaturas Africanas e Afro-Brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas. São 35 anos de literatura e mais de 100 livros publicados, alguns traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Participou como autor, palestrante e contador de histórias em eventos literários e Feiras do Livro na Alemanha, Cuba, Itália, México, Peru, República Dominicana, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Etiópia, Portugal, Gana e Suécia. Palestrante nos Congressos do IBBY (International Board on Books for Young People) em Cartagena (Colômbia-2000), Basel (Suíça-2002), Cape Town (África do Sul-2004), Macau (China-2006), Copenhagem (Dinamarca-2008) e do IBBY – África (Gana-2019).

Andrea Viviana Taubman

Nasceu na Argentina e mora no Brasil desde criança. Escritora, palestrante, tradutora, contadora de histórias e locutora bilíngue. É diretora da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) desde 2013. Ocupa a cadeira nº 21 da Academia Teresopolitana de Letras e faz parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Teresópolis (RJ), onde reside e foi voluntária em abrigo para crianças em situação de risco social e vítimas de maus-tratos. No Rio de Janeiro, foi voluntária na oficina de leitura da ONG Espaço Logos de Cidadania Consciente (Conjunto de Favelas da Grande Tijuca). Sua obra aborda, principalmente, temas sensíveis da infância como luto, deficiências e abuso sexual.

Celso Sisto

Celso Sisto é ator, arte-educador, artista visual, ilustrador, escritor, contador de histórias e professor universitário, especialista em literatura infantil e juvenil (UFRJ), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e realizou estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem mais de 80 livros publicados para crianças e jovens e já conquistou destacados prêmios por sua produção literária na área, como os prêmios de autor e ilustrador revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 1994 e 1999; os prêmios Açorianos nas categorias Livro do Ano e Livro Infantil em 2011 e Livro Infantil 2018, bem como os selos da Cátedra Unesco de Leitura, da PUC-RIO, nos anos 2016, 2017 e 2018.

Rosa Amanda Strausz

Rosa Amanda Strausz é uma escritora carioca com cerca de 30 títulos publicados no Brasil, Portugal, França e Chile, entre infantis, juvenis, ensaios biográficos, terror e livros de contos. Já ganhou o Prêmio João de Barro e o Jabuti (nas categorias Contos e Infantis), além de, por várias vezes, ter sido finalista nesses dois prêmios e em outros, como o Prêmio Brasília de Literatura e o da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Seu livro Uólace e João Victor (FTD) foi adaptado para a TV como um dos capítulos da primeira temporada da série Cidade dos Homens, dirigida por Fernando Meireles. Publicado na França sob o título Un garçon comme moi (Ed. Seuil/Mettalié), foi finalista do Prix Tam-Tam, cujo júri, formado por jovens leitores e especialistas, escolhia os melhores lançamentos do Salon du Livre et Presse Jeunesse de Montreuil.

Palestrantes

Benita Prieto

Leitura digital, Leitura sem fronteiras
Nascida no Rio de Janeiro, filha de galegos, é curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura. Escritora e Contadora de Histórias do Grupo Morandubetá. Criou o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias do Rio de Janeiro. Estudou Engenharia Eletrônica, Teatro e fez especializações em Literatura Infantil e Juvenil e em Leitura: Teoria e Práticas. Desde 2012 pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital. É Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos. Integra a Ações & Conexões Associação Cultural de Portugal. Benita completa 28 anos de narração oral, tendo atuado em 22 estados do Brasil e mais de 10 países, fazendo Conferências, Palestras, Oficinas, Cursos, Eventos, Apresentações e Espetáculos.

© 2022 Caravana da Leitura e do autor Fluminense. Todos os Direitos Reservados.

Contatos​

Vivian Cristina
Presidente da Prodarte
E-mail:
[email protected]
Telefone: (21) 97033-1114

Assessoria de Imprensa
E-mails: 
[email protected] 
[email protected]
[email protected]
Telefones: (21) 98158-9692

E-mail Geral: [email protected]