Palestras

– 01/02/2021 – 15h às 16h: Cultura popular – vozes diversas com Gregório Filho
Histórias, saberes e produção de memória. Tudo que os homens e as mulheres fazem, criam e narram. Oralidade – alguns aspectos dos repertórios dos narradores populares. Os cuidados para a permanência do respeito e os vínculos de referências aos modos e maneiras dos povos expressarem seus conhecimentos sobre os universos culturais. Um olhar sobre a circulação de acervos e suas dinâmicas culturais e sociais.

– 05/02/2021 – 15h às 16h: Literatura para o bem-viver com Eliana Yunes
O bem viver proposto por Aristóteles como fundamento na ética, entrou na ordem do dia, com o fracasso de nosso “viver bem” contemporâneo, individualista e irresponsável pelo bem estar comum. O que a literatura, as artes em geral, têm a ver com isto? Que bem é este que passa invisível, mesmo para os que têm recursos e escolaridade? Quem acredita e por que na articulação entre literatura e bem-viver?

– 08/02/2021 – 15h às 16h: Africanidades com João do Corujão
Conversar sobre “Africanidades” é falar sobre o nosso dia a dia no Brasil. Existe muito da África, um continente com 54 países, na língua que falamos, no que comemos, como dançamos, na forma de lavrar a terra, na medicina, nas manifestações religiosas, espirituais, artísticas e culturais, nas famílias expandidas e em muito mais. A conversa será sobre este olhar atento, para “lermos” o quanto de ÁFRICA tem em nós e em todo o Brasil

– 12/02/2021 – 15h às 16h: Narrando mitologia indígena brasileira com Daniele Ramalho
A narradora irá contar alguns mitos indígenas brasileiros e partilhar questões para uso de histórias indígenas na mediação de leitura: a escolha dos mitos, a pesquisa de diferentes versões, o trabalho com a palavra, a construção de imagens e a questão do tempo nas narrativas dos povos originários.

Oficinas

– 24/02/2021 – 14h às 16h: Quando o texto e a imagem conversam com Guto Lins
Explicitar as alternativas de diálogo narrativo entre texto imagem: contrapontos e figuras de linguagem. Mostra de ilustrações exemplificando as alternativas elencadas.

– 03/03/2021 – 14h às 16h: A arte de contar histórias com José Mauro Brant
O Contador de Histórias em Ação: Recursos e ferramentas: O olhar, O ouvir, Trabalho vocal e respiratório, A Voz e seus tons e temperaturas – criação das vozes dos personagens do conto, Ritmo do texto para o ouvinte, Expressão gestual – o conto no corpo.

– 10/03/2021 – 14h às 16h: Bibliotecas Brincantes: “Leituras” com Nanci Nóbrega
Para que serve uma biblioteca? Como as sociedades têm interpretado seu papel? Como transformar um espaço de acervo físico e/ou virtual em “território” pertencente a uma comunidade? É possível organizar e dinamizar acervos, informação e atividades leitoras com rigor, mas sem rigidez? Quem disse que para ser instituição séria, a biblioteca precisa ser sisuda, ranzinza, mal humorada?
A oficina partirá destas indagações para: 1. refletir ação e organização de bibliotecas comunitárias; 2. debater sugestões de um trabalho biblioteconômico “brincante”.

– 17/03/2021 – 14h às 16h: Leitura digital, Leitura sem fronteiras com Benita Prieto
Mobilizar para a produção, o fomento e a fruição da Literatura digital. Conhecer os modos de narrativas proporcionados pelos recursos tecnológicos. Vivenciar a leitura interativa e imersiva. Compartilhar experiências e construir práticas que incorporem a leitura digital ao nosso cotidiano.

 

Obs.: Para assistir o bate-papo com os autores e as sessões de contadores de histórias não há necessidade de inscrição. Acesse nos dias e horários o YouTube da Caravana.

Inscrições Encerradas

© 2022 Caravana da Leitura e do autor Fluminense. Todos os Direitos Reservados.

Contatos​

Vivian Cristina
Presidente da Prodarte
E-mail:
[email protected]
Telefone: (21) 97033-1114

Assessoria de Imprensa
E-mails: 
[email protected] 
[email protected]
[email protected]
Telefones: (21) 98158-9692

E-mail Geral: [email protected]