The Impact of Event Marketing

Only a quid it’s all gone to pot say codswallop loo tinkety tonk old fruit Oxford Why, porkies cheeky bugger tickety-boo butty a load of old tosh bleeder, down the pub well owt to do with me is chip shop gormless. I don’t want no agro bleeder tomfoolery knees up what a load of rubbish the full monty.

O projeto Caravana da Leitura e do Autor Fluminense é uma ação de circulação literária em cinco municípios do estado do Rio de Janeiro. Tem como estratégia democratizar o acesso ao livro e a leitura, além de estimular o contato com autores fluminenses, ou radicados no Estado do Rio de Janeiro, para assim contribuir com a ODS 3, 4 e 5 onde se estabelecem como prioridades uma vida saudável, educação inclusiva e de qualidade e igualdade de gênero.

Projeto que inspirou a Caravana da Leitura e do Autor Fluminense

O projeto Caravana da Leitura e do Autor Fluminense é uma ação de circulação literária em cinco municípios do estado do Rio de Janeiro. Tem como estratégia democratizar o acesso ao livro e a leitura, além de estimular o contato com autores fluminenses, ou radicados no Estado do Rio de Janeiro, para assim contribuir com a ODS 3, 4 e 5 onde se estabelecem como prioridades uma vida saudável, educação inclusiva e de qualidade e igualdade de gênero.

 

Prodarte - proponente do projeto

A Prodarte, junto com os nossos associados vem participando e agregando com diversas empresas que tomam serviços conosco, com muitas atividades distintas dentro do mesmo objetivo. Tivemos uma forte experiência ao ganhar licitações em municipios do Rio de Janeiro, tendo em vista que são de grande porte, e nos proporcionaram experiências novas, grande demanda de serviços, mas fizemos tudo com excelência e qualidade. Segue as licitações que ganhamos e desempenhamos nossos servicos: Prefeitura Municipal de Marica - Estrutura, Producao (2014) Prefeitura Municipal de Maricá - Shows (2014) Prefeitura Municipal de Búzios – Produção Prefeitura Municipal de Marica – Produção Projeto VIDANCAR

Objetivo Geral

A Caravana da Leitura e do Autor(a) Fluminense pretende contribuir para a melhoria da educação, incentivo à leitura, através da contação de histórias e oficinas literárias, bem como divulgar os autores fluminenses e suas obras junto ao público infantil.

Objetivos Específicos

Live de Lançamento Caravana da Leitura e do Autor Fluminense

Autores Fluminenses

É bibliotecária, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na FACC-CBG, no curso de Biblioteconomia e Gestão da Informação. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2004).Escritora e contadora de histórias do Grupo Morandubetá. Especialista na área de Leitura. Ministra cursos e palestras na área de Leitura, Bibliotecas, Narração Oral e Literatura Infantil e Juvenil. Publicou mais de 30 livros, sendo alguns premiados e outros selecionados para compor os acervos de várias escolas do país. Integra o Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ/CNPq) do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio.

É mestre em Relações Étnicos Raciais CEFET/RJ, pedagoga e escritora de literatura infantil negro afetiva. Com mais de cinquenta livros publicados comemora com alegria seus vinte e cinco anos de carreira. Seu primeiro livro é o Menino Nito que tem como protagonista um menino negro e lindo. Já foi contemplada com vários selos de reconhecimento ao seu trabalho pela FNLIJ. Alguns de seus livros estão editados pelo mundo: França, Canadá, Estados Unidos, Itália, Angola, Galícia. Visita escolas pelo Brasil afora para conversar com professores, sobre leitura, formação de leitores, educação antirracista e efetivação da Lei 10.639/2003 (Lei que obriga a presença dos estudos afro brasileiros dentro dos currículos de todas as escolas brasileiras). A autora adora contar histórias para as crianças. No seu entendimento contar histórias é um ato de amor. Quem conta uma história abraça, costuma dizer. Ao longo de sua carreira recebeu como “os maiores presentes de sua vida”: nove bibliotecas escolares batizadas com seu nome. Sonia Rosa é consultora da temática racial, assunto que a mobiliza dentro e fora da escola, dentro e fora dos livros e que é tema central de suas palestras e encontro com leitores.

Nasceu em Niterói, RJ, em 1955. É mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, atriz e escritora. Entre 1973 e 1983 integrou o Quintal Teatro Infantil, onde realizou trabalhos de atriz, cantora e diretora musical de todos os espetáculos infantis do grupo. É uma das fundadoras do Bloco da Palhoça, grupo musical que mescla composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais brasileiros. Na décadas de 1980 e 1990 realizou trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil. Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs, sempre mesclando o canto e a narrativa. Dois de seus livros lançados pela Ed. Nova Fronteira intitulados “O Caraminguá” e “O Mundo dos Livros” (Prêmio Jabuti 2016) estão incluídos nos catálogos 2014 e 2016 da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) para a Feira Internacional de Livros de Bolonha. Em mais de 35 anos dedicados ao público infantil, Bia construiu uma carreira de sucesso, participando ativamente da infância de várias gerações, educando, permeando sonhos e estimulando a criatividade de crianças do Brasil inteiro.

Nasceu em 16 de abril de 1959, na pequena cidade de Manhumirim, aos pés da Serra de Caparaô, Minas Gerais. Aos cinco anos mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade que adotou como lar. É considerado autodidata, por aprender as coisas com extrema facilidade. Adquiriu o hábito da leitura aos seis anos. Iniciou sua carreira como escritor de roteiros para histórias em quadrinhos publicadas no Brasil e em outros países, como Portugal, Bélgica, França, Cuba e Estados Unidos. Já lançou mais de 150 títulos. Em 1988, recebeu o Prêmio Jabuti pela publicação de seu primeiro livro infantojuvenil: Saguairu. Dois anos mais tarde, escreveu roteiros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo, além de algumas mininovelas para uma emissora de televisão do Paraguai. Em 1997, ganhou o Austrian Children Book Award, na Áustria, pela versão alemã do livro Crianças na escuridão (Kinder im Dulkern), e o Blue Cobra Award, no Swiss Institute for Children’s Book.

É ator, cenógrafo, figurinista, dramaturgo, arte-educador e contador de histórias. Nasceu em 1962, em Copacabana, no Rio de Janeiro, mas foi criado no bairro do Grajaú, onde cresceu ouvindo seus pais conversarem animadamente sobre literatura. Formado em Artes Cênicas pela Uni-Rio, desde 1993 dedica-se à arte de contar histórias, além de ministrar oficinas em escolas, universidades, museus e teatros em todo o país.

Bate-papos

Com Promotores de Leituras

Para estimular ainda mais o prazer de ler, o projeto literário Caravana da Leitura e do Autor Fluminense vai receber João do Corujão, Glauter Barros e Maria Chocolate, que são referência como promotores de leituras do Estado do Rio de Janeiro. A série de bate-papos será transmitida pelo Facebook da Caravana (@caravanadlaf), entre os dias 23 e 25 de setembro, às 15h.

Nascido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, João do Corujão é produtor cultural e curador executivo do projeto “Corujão da Poesia”, que atua há 14 anos como a única vigília semanal de poesia e libertação dos livros do continente americano. Já trabalhou com Darcy Ribeiro no programa dos CIEPs e, atualmente, se dedica a uma série de projetos de incentivo à formação do prazer da leitura.

Contador de histórias, ator e palhaço, Glauter Barros participa de inúmeros cursos e oficinas desde 1994. O promotor de leitura também foi um dos fundadores e integrantes do Grupo Tororomba, o primeiro grupo de contadores de histórias de Angra dos Reis, e é diretor administrativo do “Conta Brasil”, uma ong que objetiva congregar contadores de histórias que propaguem a tradição oral e a literatura do Brasil e de outros países.

Maria do Carmo da Silva Miranda, mas conhecida como "Maria Chocolate", é fundadora e Mediadora de Leitura do Centro Cultural Comunitário Chocobim Biblioteca Comunitária MANNS, Diretora social da Braduc e diretora do Bloco Embalo de Saracuruna, Conselheira da Cultura na cadeira de Literatura Bibliotecas e Sala de Leitura. Atuante no Comitê da Ação da Cidadania (Fome Zero), no grupo de Liderança da, VIVA RIO, ENEL e APPAI. Integrante da Rede Tecendo Uma Rede de Leitura, RNBC (Rede Naciona de Bibliotecas Comunitárias). Presta formação nos Eixos de Enraizamento Comunitário, Mediação de Leitura e Espaços.

Programação

Atividade de abertura e lançamento do projeto

Primeira parte da Capacitação em Dinamização de livros infantis e narrativa para infância (videoaula)

Segunda parte da Capacitação em Dinamização de livros infantis e narrativa para infância – Maricá (ao vivo)

Segunda parte da Capacitação em Dinamização de livros infantis e narrativa para infância – Angra dos Reis (ao vivo)

Segunda parte da Capacitação em Dinamização de livros infantis e narrativa para infância - Duque de Caxias (ao vivo)

Segunda parte da Capacitação em Dinamização de livros infantis e narrativa para infância - São Gonçalo (ao vivo)

Segunda parte da Capacitação em Dinamização de livros infantis e narrativa para infância – Niterói (ao vivo)

Oficina de Ilustração (videoaula)

Oficina de teatro de sombra (videoaula)

Disponibilizar links, conteúdos digitais e impressos dos autores e de suas obras

Bate-papo com João do Corujão (Facebook @caravanadlaf)

Bate-papo com Glauter Barros (Facebook @caravanadlaf)

Bate-papo com Maria Chocolate (Facebook @caravanadlaf)

Live com a autora Bia Bedran

Live com a autora Lúcia Fidalgo

Live com a autora Sonia Rosa

Live com o autor Júlio Emílio Bráz

Live com o autor Augusto Pessôa

Materiais dos Autores

João sem Medo
Mané Galopinho
História do Padeiro
Malasartes e o Pé de Casa
Cabelo com jeito diferente.

Sonia Rosa:

EU LI NA ENÍ | Grandes livros para pequenos leitores | Caçando Estórias
Literatura Estratégica! - literatura como aliada na luta antirracista
Book Trailler do livro lançado final de 2019 pela Editora do Brasil - Três Histórias de Encanto
Três Histórias de Encanto... Ed do Brasil
Falando do meu livro Quando a Escrava Esperança Garcia Escreveu uma Carta... Ed Pallas. Teresina, 2015 Programa de televisão.
Professora contando Abraço Pra Lá e Pra Cá. Editora KemeraP
O Menino Nito - Editora Pallas - Canal Futura - Cor Da Cultura - Livro Animado
Contadora Apresentando o Menino Nito​
Capoeira - Ed Palllas - Canal Futura - Cor da Cultura - Livro Animado
Jongo - Ed Pallas - Canal Futura - Cor da Cultura - Livro Animado
Maracatu - Ed Pallas - Canal Futura - Cor da Cultura - Livro Animado
Contação de história: Os tesouros de Monifa de Sonia Rosa
A Voz Negra na Literatura Infantil - Os Tesouros de Monifa
Os Tesouros de Monifa - Ed Brinque Boook
Leitura da história: "Os tesouros de Monifa" por Sonia Rosa.
Eu Contando a História do Cadê Clarisse? Editora DCL...

Júlio Emílio Bráz:

Uma Leitura e Um Livro: Pretinha Eu? – Júlio Emílio Braz, Ilustrações de Mouzart Couto
Link :
https://www.facebook.com/100000776357967/posts/2226767054025818/?d=n

Contação de Histórias | Os Dedos em libras da TV Ines.
Link:
https://www.instagram.com/tv/B-hZeodJ2DW/?igshid=1iqsyxpfddbo6

Podcast O Prazer de Ler – Episódio 12. Literatura Juvenil. Selvagem é o vento,
Conto que faz parte do livro: Cenas urbanas da Editora Scipione!!! 
Link:
https://anchor.fm/oprazerdeler/episodes/Episdio-12–Literatura-Juvenil–Selvagem–o-vento-eg8qvv

Contação de Histórias | Os Dedos em libras da TV Ines.
Contação de histórias a partir da leitura do livro Causos de Pedro Malasartes, reconto de Júlio Emílio Bráz, com ilustrações de Anelise Zimmermann. Com a contadora de Histórias, professora e atriz: Silvia Castro.
Entrevista Júlio Emílio Bráz
Por Carine Haziel. Obra de Julio Emilio Braz. Uma lenda Sânscrita recontada.

Bia Bedran:

Bia Bedran - Macaquinho Show - "Cabeça De Vento" com Bia Bedran - Gravado no Teatro SESI Caxias/RJ em 16/05/2010
Bia Bedran - O Sapateiro e os Anõezinhos - Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais de Bia Bedran - Com Bia Bedran e Banda Cabeça de Vento.
A história da coca - Bia Bedran - Selo: Rob Digital Gêneros: Children's Music, Brazilian - Data de lançamento: Apr 1, 2003
Pedalinho - Bia Bedran - Selo: Rob Dgital - Gêneros: Children's Music, Brazilian - Data de lançamento: May 1, 2004
Bia Bedran - A Casa Que Pedro Fez - Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais de Bia Bedran - Com Bia Bedran e Banda Cabeça de Vento.

Indicadores

5

Formações para professores

5

Oficinas de Desenho

5

Oficinas de Teatro de Sombras

10

Apresentações Artísticas

5

Conversas com Autores Fluminenses

5000

Crianças e jovens contemplados

1000

Livros doados para escolas publicas

500

Professores capacitados

Vídeo Institucional Enel

Reproduzir vídeo
Venue Infos

Mirpur 1620 Collins Street West
Victoria 406 New York

Contact Info

© 2021 Caravana da Leitura e do autor Fluminense. Todos os Direitos Reservados.

Contatos​

Vivian Cristina
Presidente da Prodarte
E-mail:
prodarte.cultura@gmail.com
Telefone: (21) 97033-1114

Assessoria de Imprensa
E-mails: 
rosa@target.inf.br 
marcia@target.inf.br
leticia@target.inf.br
Telefones: (21) 98158-9692

E-mail Geral: contato@caravanadaleituraaf.com.br